Pilates Emagrece? Veja as Características Dessa Prática

Tempo de leitura: 2 minutos

Pilates é uma técnica desenvolvida por um alemão chamado Joseph Pilates no início da década de 1920 e que se popularizou a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos. Joseph à época denominou a prática de contrologia, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo; um método de exercícios físicos e alongamento, que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução.

O Pilates visa trabalhar todo o corpo, proporcionando equilíbrio muscular e mental. Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo, como por exemplo, o abdômen, a coluna e a pelve.

Ao contrário do que alguns acham, Pilates não é uma prática somente para mulheres.

Ainda há bastante desinformação, mas sim, é recomendada por médicos e fisionterapeutas para reabilitação, prevenção e tratamento de doenças e lesões em adultos (homens e mulheres), crianças, gestantes e idosos.

Um treino de força e flexibilidade que melhora a postura, a flexibilidade, alongando e tonificando os músculos e ainda emagrece.

Seu corpo ativado com Pilates

O Pilates trabalha o corpo como um todo e não uma musculatura isolada. Mesmo o emagrecimento não sendo o objetivo final, a prática com foco e disciplina ajuda a emagrecer.

A prática acelera o metabolismo mesmo em repouso, modela e tonifica. Alonga, melhora a postura, reduz as gorduras localizadas e diminui a sensação de flacidez no corpo. O aumento de massa magra vai depender de sua intensidade, treinamento e comprometimento.

Os exercícios podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios ou em equipamentos, como os conhecidos “Reformer”, o “Cadillac”, “Barrel” e a “Chair”. As aulas geralmente tem duração de 50 minutos a 1 hora, sempre com acompanhamento do instrutor até 3 vezes por semana

Especialistas afirmam que que a prática de exercícios de resistência, como por exemplo o Pilates, praticados durante 8 semanas, são capazes de diminuir em 13% a gordura do fígado. É claro, que este percentual não refletirá no registro da balança, mas será um grande incentivo para manter o foco nas aulas.

O Pilates associado à prática de outras atividades físicas, pode gerar ainda no primeiro mês de aula resultados bem relevantes como: mudanças posturais, mudanças no fluxo sanguíneo, na respiração e diminuição da ansiedade. Com a prática do Pilates é possível emagrecer de forma definitiva.

Que tal se render aos seus benefícios?

Está convencido (a)? Procure um estúdio próximo à sua casa ou trabalho e pratique!

Fonte: Quero Saúde Sempre



Pilates Emagrece? Veja as Características Dessa Prática
Avalie esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *