Conheça Os Melhores Exercícios para Desinchar

Tempo de leitura: 12 minutos

Você percebeu que está com o corpo inchado? Está preocupado com isso? Exercícios para desinchar podem ajudar você a resolver esse problema.

O inchaço no corpo é provocado pelo acúmulo de líquidos. Ele pode estar restrito a apenas uma parte do corpo ou pode estar espalhado em várias. Se ele está só em uma parte, normalmente é algo simples e de fácil resolução. Contudo, se é disseminado pelo corpo, é bom procurar um médico, porque pode significar problema no coração, no fígado ou nos rins.

Existem maneiras para melhorar esses sintomas em casa. Exercícios para desinchar são recomendados em todas as situações. Ainda assim, se suspeitar que o seu quadro pode vir de uma doença, não deixe de procurar um especialista.

Exercícios para desinchar a barriga

Um caso relativamente comum é de pessoas que estão fazendo dieta, perdem peso, mas não notam a barriga diminuir. Nesse caso, pode estar ocorrendo um inchaço. Selecionamos os mais indicados exercícios para desinchar a barriga:

  • Faça uma atividade física: especialmente caminhar e correr podem ser benéficos para diminuir a barriga. Se você preferir andar de bicicleta, nadar ou algo similar, também pode. A única regra é seguir pelo menos 30 minutos diários. Se for muito difícil para começar, você pode ir aos poucos. Comece com 15 min, depois aumente gradativamente até os 30.
  • Abdominais: as abdominais são exercícios para desinchar a barriga que ajudam os seus músculos dessa região a não ficarem flácidos. Você pode fazer séries de até 30 vezes diárias.

Alimentos para desinchar a barriga

Aliado dos exercícios, também vem a alimentação. Por isso, alimentos para desinchar a barriga são essenciais.

Dê preferência para os alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça, granola, verduras) e nos que aceleram o seu metabolismo (gengibre, canela, salmão). Alimentos e exercícios para desinchar são aliados.

Muitos nos perguntam também o que tomar para desinchar a barriga. A resposta é simples! Vários desses alimentos você pode utilizar em águas termogênicas, chás, sucos e vitaminas. Veja o caso do gengibre, por exemplo. É comum reconhecermos pessoas que fazem chá para desinchar com base nessa raiz, adicionando outros temperos como canela para adocicar.

Exercícios para desinchar os pés

Essa é uma das regiões do corpo que mais facilmente incha. Isso acontece por questões hormonais, de alimentação e por suportar o peso do corpo.

Principalmente se você tem sobrepeso, obesidade, fica de pé com muita frequência durante o dia, tende a sofrer com isso. Para aliviar esses sintomas, alguns exercícios para desinchar os pés são recomendados.

  • Massagem: quem não gosta de uma boa massagem? O melhor é que elas estão entre os melhores exercícios para desinchar os pés. Você pode fazer isso com chá de camomila ou azeite de oliva, produtos naturais que são um bom remédio para desinchar o corpo. A massagem deve vir do sentido dos dedos para as pernas, de forma ascendente.
  • Uso de bolinhas: uma bolinha de tênis ou até mesmo as que você brinca com seu pet podem ajudar. Enquanto estiver fazendo os exercícios para desinchar, pise nelas fazendo movimentos.
  • Caminhar descalço: por incrível que pareça, também é uma boa opção de como desinchar e muitos não sabem.

Exercícios para desinchar o rosto

Um rosto inchado chama muito a atenção, né? Exercícios para desinchar o rosto são dos mais procurados. Eles são bem completos e simples de serem feitos!

  • No queixo: sente-se apoiando o braço numa cadeira. Em seguida, apoie seu queixo na sua mão, deixando ela em forma de punho. Contraia seu queixo pressionando a mão em 10 séries de 5 segundos. É um dos exercícios para desinchar mais complexos, mas depois que você pegar o jeito fica fácil.
  • Na testa: mantendo os olhos abertos, deixe a testa franzida, como se quisesse unir as sobrancelhas. Segure desta forma por 10 segundos e depois descanse mais 10. Repita em 10 séries.
  • Nas bochechas: cuidando para não realizar força com o pescoço, tente sorrir forçando o máximo estes músculos do seu rosto. Fique assim por 10 segundos e solte por outros 10. Repita em 10 séries. Repetindo esta série de exercícios para desinchar o rosto, você contrai os músculos da bochecha.

Exercícios para desinchar as mãos

A má circulação, a diabetes, a hipertensão, a insuficiência renal, entre outras, podem causar o acúmulo de líquidos que levam ao inchaço. Nas mãos, isso é muito comum. Por isso, como não podia ser diferente, vamos apresentar para você também exercícios para desinchar as mãos!

  • Abra e feche os dedos: faça esses movimentos dobrando os dedos, isso auxilia a drenar os líquidos retidos.
  • Faça exercícios: como já dissemos, exercícios ajudam a desinchar de uma forma geral, inclusive nas mãos. Busque movimentá-las com frequência.

Exercícios para desinchar o tornozelo

Assim como os pés, os tornozelos sofrem bastante e são uma das áreas mais acometidas com o inchaço. Exercícios para desinchar o tornozelo são assim indispensáveis se você tem sofrido com isso. Dependendo de como estiver o grau, esses exercícios para desinchar representam como desinchar o corpo em 1 dia.

  • Quente e frio: separe dois baldes com água em temperaturas bem distintas. Deixe primeiro na água quente por um período de 3 a 5 minutos. Após isso, mergulhe na água fria, por cerca de 1 ou 2 minutos. Não extrapole esse tempo, ele é o ideal para exercícios para desinchar o tornozelo. Mais do que isso pode fazer mal.
  • Massagem: assim como nos pés, a massagem também é um bom instrumento. Inclusive, pode fazer os dois juntos.

Exercícios para desinchar as pernas

O combo dos membros inferiores é o que mais sofre. Junto com os pés e os tornozelos, os exercícios para desinchar as pernas estão entre os mais procurados. As dicas também não são muito diferentes do que já vimos:

  • Exercício físico: os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, estimulam a circulação do corpo. Isso faz com que o corpo retenha menos líquidos. Como resultado, seu corpo ficará menos inchado. Para as pernas então, isto é excelente.
  • Navasana: este é um dos exercícios para desinchar com base no yoga e que não é tão complicado. Sente, deixando as pernas e os braços estendidos. Junte as pernas e coloque elas para cima, ao mesmo tempo em que contrai o abdome projetando seus braços para frente, como se fosse unir os braços e as pernas. Respire 15 a 25 vezes nessa posição.
  • Matsyasana: também do yoga, é similar ao anterior. Deite com as pernas juntas e estendidas. Contraia o abdome. Respire 10 vezes assim.

Exercícios para desinchar o joelho

No caso do joelho você deve ficar atento ao motivo do inchaço. Em primeiro lugar, consulte um ortopedista para saber se você pode fazer exercícios para desinchar o joelho.

Você pode ter uma lesão nos ligamentos, no menisco, na patela, uma infecção, entre outros. Em alguns casos, exercícios devem ser evitados e outras medidas, como uso de compressas frias (primeiras 48h) ou quentes (após 48h) podem ser mais indicadas.

Se o médico ortopedista permitir a execução de exercícios para desinchar durante o seu tratamento, siga os que indicamos ou procure um fisioterapeuta (se necessário) para um acompanhamento mais profundo.

  • Massagem: mais uma vez, as massagens aparecem como boa opção. Se o médico permitir, use à vontade desses ótimos exercícios para desinchar.
  • Alongamentos: existem alongamentos que podem ajudar. Ficar com as pernas retas e abaixar até a ponta dos pés é um deles. Fique 10 segundos e pode repetir em até 3 séries. Se tiver dor, pare.

Exercícios para desinchar as pernas na gravidez

Se você já esteve ou está grávida, sabe o quanto se incha nesse período. Nesse caso sim é normal inchar todo o corpo sem representar outros problemas.

Exercícios para desinchar as pernas na gravidez são especialmente aconselhados porque até 75% das mulheres reclama desse sintoma.

  • Faça alguns exercícios leves regularmente: não fique muito tempo parada em pé nem muito tempo sentada. Faça pausas dando algumas caminhadas de cerca de 5 minutos para ajudar na circulação.
  • Pernas para cima: deite dessa forma. Se estiver sentada, por exemplo no sofá de casa, pegue outra cadeira para apoiar as pernas.

Outras indicações são relacionadas ao seu conforto. Use sapatos confortáveis, como chinelos. Assim você evita inchar e não precisa de retenção de líquido remédio.

Exercícios para grávidas desinchar

Como dissemos, o corpo inteiro incha, não só a perna. Exercícios para grávidas desinchar é uma preocupação geral e completamente justificada.

  • Deitando de lado: não é exatamente um exercício, mas evita a necessidade deles. Se você dormir dessa forma, ajuda os seus rins e o funcionamento deles. Isso diminui o inchaço e aumenta a eliminação dos resíduos do corpo.
  • Não fique muito tempo parada: se movimentar é a essência para não reter líquido demais. Lógico, não vá exagerar. Caminhe, faça natação, hidroginástica, etc. Se tiver alguma dúvida, converse com o médico que está acompanhando você. Certamente ele vai saber indicar quais são as melhores formas e fornecer apoio nesse momento.
  • Beba líquidos: por mais que pareça contraditório, beber água ajuda a eliminar líquidos.
  • Meias elásticas: também são eficazes combatendo o inchaço provocado durante a gravidez. Não é a coisa mais linda do mundo, mas nesse momento é a última coisa com a qual você deve se preocupar.

Dieta e alimentos para desinchar

Há muitas técnicas que preveem um prazo. Como desinchar o corpo em 2 dias é uma pergunta difícil de ser respondida, pois varia de cada organismo. Isso pode ser mais facilmente atingível combinando exercícios para desinchar com dieta e alimentos para desinchar.

Tenha uma alimentação diurética. Muito se discute sobre os níveis de sal na comida. Nesse caso, é importante que você não exagere. Outras recomendações são alimentos ricos em fibra e os que aumentam o metabolismo. Somados a bons exercícios para desinchar, esses alimentos vão ajudar bastante.

Alimentos que ajudam a desinchar

São vários os alimentos que podem desinchar o corpo. Já que falamos das fibras e dos aceleradores do metabolismo, vamos citar alguns exemplos. Só tome cuidado se você tiver hipertireoidismo: nesse caso, aumentar o metabolismo pode ser ruim.

  • Fibras: alimentos ricos em fibras são leguminosas (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico), grãos, farelos, farinhas integrais (linhaça, chia, trigo), cereais, entre outros.
  • Aumentam o metabolismo: chá verde, canela, vinagre de maçã, guaraná, etc.

Alimentos para desinchar o corpo

Se você seguir uma dieta com esse tipo de alimentos e seguir exercícios, vai conseguir alcançar o seu objetivo logo logo. Vamos detalhar alguns complementares para que você entenda melhor os benefícios:

  • Gengibre: tem uma forte ação termogênica (isto é, acelera o metabolismo), é antioxidante e anti-inflamatório. Ajuda de uma série de formas. Pode ser consumido com água com gengibre, em chás, em pratos salgados e doces.
  • Banana: rica em fibras, elas enchem o estômago com uma espécie de gel, que dá uma sensação de saciedade por um tempo longo. Ela ainda ajuda com uma série de nutrientes, como a vitamina B6 e o triptofano, que estimulam a produção de serotonina – o hormônio da felicidade.
  • Alho: também com um efeito que faz desinchar o corpo, ainda ajuda a combater infecções por fungos, reduz o colesterol e é bom contra a hipertensão.
  • Melancia: este alimento para desinchar o corpo é também muito rico em frutas e ainda contém muito líquido. Como dissemos, esses dois fatores são ótimos para desinchar e combinam com os exercícios. O melão tem características muito próximas. Se você fizer suco usando eles, não coe, beba com todos os pedacinhos.

Ter o corpo inchado é algo que pode acontecer com certa frequência. Se você já teve isso ou conhece alguém que tem, sabe o quanto é incômodo. Para combater isto, exercícios e uma alimentação mais regrada podem ser bons indicadores.

Neste artigo, selecionamos ótimas dicas de exercícios para cada uma das regiões do corpo mais afetadas e ainda recomendamos alguns alimentos para você incluir na sua dieta. Se você segui-las, vai conseguir o que deseja. Caso perceba que não está melhorando ou que está com todo corpo muito inchado, procure um médico. A menos que você esteja grávida, isso pode representar algo grave.


Fonte: Quero Saúde Sempre

Conheça Os Melhores Exercícios para Desinchar
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *