Dieta da Sopa o Que é e Como Fazer【 Saiba Tudo 】

Tempo de leitura: 7 minutos

A dieta da sopa é um jeito simples e fácil para quem quer perder massa de forma rápida e saudável.

Ela recomenda a substituição da alimentação comum por sopas prontas, que contenham legumes e verduras abastado em fibras e de fácil digestão.

A dieta da sopa pode ser feita por um período bem pequeno, só para conseguir o encorajamento inicial dentro do processo da perda de peso.

Mas o melhor a fazer é praticar mudanças de hábitos da alimentação através de uma boa alimentação  saudável, convencional e totalmente diversificada.

O que é a Dieta da Sopa

A dieta da sopa foi criada por alunos da universidade Instituto do Coração(SP), a dieta da sopa foi desenvolvida inicialmente com o propósito de ajudar no emagrecimento de pessoas que fizeram cirurgias do coração e necessitam perder peso rápido.

Porém ela obteve tanto sucesso e destaque que em pouco tempo foi incorporada por pessoas que querem perder o excesso de gordura e desintoxicar o organismo.

Se você quer saber como perder gordura localizada, nós temos um artigo completo aqui no blog.

Beber bastante líquidos, especialmente água, é imprescindível para a ter uma boa saúde e para o sucesso de todo tipo de dieta.

Mas, o objetivo é emagrecer, junto com a água, também é importante aplicar-se em outros tipos espertos na alimentação, como também substituir um prato de feijão e arroz por uma sopa bem nutrida e light.

Relatos de Liliane Opperman, nutricionista, a dieta da sopa da Universidade de São Paulo é uma excelente opção para quem quer perder peso rápido.

Se você segue o plano da alimentação de sete dias, será possível perder até 1 kg por dia, apenas por que há uma retenção calórica significativa, pois a dieta é a base de sopa no almoço e jantar, vegetais, frutas e muito pouca proteína.

A dieta da sopa seguida totalmente a risca, vai te ajudar a eliminar as toxinas do corpo, até mesmo normalizar o intestino, assim promovendo sintomas de saciedade.

Os ingredientes para a dieta da sopa é formada por variados legumes e verduras, tais como nabo, berinjela, repolho, cenoura e alguns temperos como curry e salsinha.

Os vegetais citados nessa dieta são abastados em fibra, vitaminas do complexo B, zinco dentre outros tipos de nutrientes que vão contribuir para manter seu corpo saudável, sem contar que todos eles são bem fáceis de digerir.

De acordo com a nutróloga, a desvantagem da dieta da sopa é a ausência de proteína e a monotonia que ela nos trás.

E também se caso for seguida por um longo período ela pode lhe causar fraqueza e desnutrição, por isso nós sempre aconselhamos consultar um profissional antes de começar a fazê-la.

Como fazer a dieta da sopa

A dieta da sopa é baseada em substituir as refeições ( almoço e jantar ) por uma sopa, sempre igual, feita para a dieta.

O correto é não mudar a receita da dieta da sopa, e de acordo com os profissionais, seguir a risca o cardápios por uma semana no máximo.

Junto com as sopas, as frutas, legumes e chás estão livres durante a dieta.

Caso você queira perder ainda mais peso, é possível fazer a dieta da sopa novamente, porém apenas depois de 4 ou 5 dias de pausa.

Nesse período é imprescindível ter uma alimentação regulada e com alimentos não líquidos.  

De acordo com Liliane, a dieta da sopa não é recomendada para mulheres grávidas e pessoas com hipoglicemia.

Sem contar que durante a dieta da sopa, é recomendado praticar apenas exercícios mais leves e com pouca intensidade, como por exemplo fazer caminhadas.

Receita para ser aplicada na dieta da sopa

Porção para: 1 Semana de refeições
Tempo estimado de preparo: 40 minutos

Ingredientes

  • 1 Berinjela
  • 3 cenouras
  • 2 xícaras de vagem picada
  • 2 tomates picados
  • 1 repolho grande
  • 1 nabo
  • 1 cebola picada
  • 2 maços de cheiro verde
  • 1 maço de aipo ou salsão
  • 1 dente de alho
  • 4 jilós
  • 2 pimentões

Utilize o um pouco de sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Lavar bem os legumes, cortá-los em pedaços minúsculos ou médios, colocar em uma panela grande e encher com água.

Tempere, e leve a panela para o fogão e deixe em  fogo alto e, quando começar a ferver, diminua o fogo.

Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Depois que a sopa já estiver pronta, desligue o fogo, deixe esfriar e, se quiser, leve-a para geladeira dividindo-a em vários potes. Não é preciso batê-la no liquidificador.

Dia-a-dia da dieta da sopa

Além de trocar o almoço e jantar pela deliciosa sopa, para as outras refeições é preciso aplicar algumas regras. Entenda:

1º dia: Coma todas as frutas que desejar porém sem exagerar, menos banana e abacate. Tome chá, suco de uva (sem açúcar) e beba água à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia;

2° Dia: Coma todos os legumes frescos e verduras que desejar (podem ser crus ou cozidos). No jantar, se quiser, coma uma batata bem grande cozida com manteiga. Tome a sopa sempre que desejar.

3° Dia: Coma frutas e legumes à vontade, menos batata, tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia.

4° Dia: Coma até 8 bananas e beba leite desnatado à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia.

5° Dia: Coma de 280 a 400 gr. de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomates frescos e firmes temperados com sal, limão e azeite de oliva. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba de 6 a 10 copos de água durante o dia, para eliminar o ácido úrico.

6° Dia: Coma até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.

7° Dia: No último dia é liberado o consumo de arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade.

Cardápio dieta da sopa

Veja agora uma opção de cardápio feita pela nutróloga Liliane Opperman:

Café da manhã

1ª opção:

  • 1 xícara de chá verde
  • 1 fatia de queijo branco
  • 1 fatia de manga

2ª opção:

  • 1 xícara de chá de hibisco
  • 2 fatias de mamão formosa com 1 colher de farinha de chia
  • 3ª opção:

1 copo de suco (100ml de água de coco + 5 morangos + 6 gomos de uvas roxas + 1 colher de chá de canela + 1 colher de sopa de amaranto em flocos)

4ª opção:

Suchá de kiwi com capim santo (bater no liquidificador 1 xícara do chá com 1 kiwi picado e 5 folhas de hortelã)

  • 1 Maçã

Lanche da manhã

  • 1ª opção: 8 morangos
  • 2ª opção: 1 pera
  • 3ª opção: 1 fatia de melão picado
  • 4ª opção: 1 pêssego

Almoço

3 conchas da sopa

Lanche da Tarde

  • 1ª opção: 1/2 mamão papaia + 1 colher de linhaça dourada
  • 2ª opção: 1 fatia de queijo branco + 1 cacho de uvas roxas
  • 3ª opção: 1 xícara de chá branco + 2 ameixas pretas
  • 4ª opção: 1 xícara de salada de frutas

Jantar

2 conchas da sopa

Gostou de receita ?

Compartilhe esse artigo com seus amigos e recomende o blog.

Assim como a dieta da sopa aqui no blog da quero saúde sempre você encontra diversas dietas para emagrecer de forma saudável.

Descubra o Passo a Passo Utilizado por Mais de 13 Mil Mulheres Para Perder até 16KG em APENAS 5 SEMANAS Sem Academias.



Dieta da Sopa o Que é e Como Fazer【 Saiba Tudo 】
Avalie esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *