→Conheça os Benefícios das Cápsulas de Colágeno【SAIBA TUDO AQUI】

Tempo de leitura: 12 minutos

Quem nunca ouviu falar que o colágeno faz bem para a saúde? E as cápsulas de colágeno? Provavelmente todos já ouvimos isso algum dia, embora muitos não saibam exatamente o porquê de fazer bem.

Aliás, muito se desconhece mesmo sobre a sua origem, o que ele é e como é composto. Ele é importante sobretudo para tecidos. É muito útil em algumas situações em que nosso corpo se encontra fragilizado.

Se você está curioso e quer saber mais sobre o colágeno, fique atento ao artigo. Vamos explicar exatamente o que é e como funciona. Quais são as cápsulas de colágeno indicadas, os benefícios colágeno em pó, cápsulas de colágeno hidrolisado, entre outros.

Colágeno para que serve

O colágeno, para quem está se perguntando, faz parte da classe das proteínas. Ela é, portanto, uma proteína de origem animal. O principal benefício é para a pele – e é por isso que muitas pessoas tomam colágeno em cápsula.

Toque por um instante as suas orelhas. Perceba como elas são flexíveis e resistentes ao mesmo tempo. Pois saiba que isto é ação do colágeno! Ele serve como a chamada proteína estrutural e tem vários benefícios:

  • Firmeza: ele dá firmeza, elasticidade e sustentação aos tecidos da pele, às cartilagens, aos músculos e a algumas estruturas do nosso corpo que não tem ossos também.
  • Cicatrização: se você vai fazer uma cirurgia ou está no pós-operatório, esse nutriente é importante pois ajuda a cicatrizar. Ele é importante na regeneração do tecido da pele.

Isto significa, em resumo, que colágeno para pele é excelente. Esse é o principal uso desta substância e é por isso, aliás, que muitas pessoas buscam cápsulas de colágeno como forma de suplementação alimentar.

Existem alguns alimentos que são fontes de colágeno. Para quem não consegue adaptá-los à sua dieta ou para quem quer garantir que está comendo, as cápsulas de colágeno são uma opção complementar que garante essa ação restauradora. Veja quais são os alimentos principais:

  • Gelatina
  • Ovos
  • Carnes
  • Amêndoas, castanhas e nozes
  • Soja e aveia
  • Frutas cítricas
  • Frutas vermelhas
  • Tomate
  • Beterraba
  • Pimenta
  • Chás, como o chá branco, por exemplo
  • Peixes e ostras
  • Feijão e ervilha
  • Brócolis

São várias opções, certo? Só vale lembrar que eles possuem essa proteína regeneradora em doses distintas. Por isso, se você não come o suficiente de colágeno, então cápsula de colágeno é bom como forma de suplementação do seu menu diário.

Colágeno hidrolisado para que serve

Então, se você está ficando animado com a opção de tomar colágeno, saiba que existem algumas vantagens de se tomar cápsulas de colágeno.

Este é o colágeno hidrolisado. Ele é vindo de suplementação, feito basicamente à base de ossos e cartilagens de bois. Mas o colágeno hidrolisado para que serve?

Ele é um nutriente que pode ser encontrado tanto em cápsulas quanto em pó. Sua suplementação, e daí a resposta sobre colágeno hidrolisado para que serve, deve ser tomado principalmente depois dos 30 anos de idade.

Quando os seus ossos, as suas unhas, o seu cabelo e o aspecto da sua pele começarem a se deteriorar, o colágeno vai segurar. A ação antioxidante permite combater o envelhecimento precoce.

Benefícios do colágeno hidrolisado

O que isto tem a ver com os benefícios do colágeno hidrolisado, que tanto ouvimos falar? Será que só é útil depois dos 30 anos? Fique tranquilo quanto a isto.

Isto quer dizer, em resumo, que os benefícios do colágeno hidrolisado são vários. Embora seja mais tomado depois dos 30 anos, por conta daqueles fatores que citamos, ele também traz outros benefícios à saúde. Veja o pós-cirúrgico, por exemplo, que pode acontecer em qualquer idade.

Se o assunto é Colágeno nós recomendamos que você leia o artigo que fala sobre a Colastrina umas das capsulas mais poderosas que existe no mercado atualmente.

É por isso que separamos os benefícios mais relevantes deste nutriente de origem animal. Veja só e anote:

Colágeno para a hidratação

Sim, o colágeno está ligado à hidratação da pele, que faz com que ela seja mais flexível. Por esse sentido também que colágeno para a flacidez é indicado. Evita com que a pele fique assim e reduz o envelhecimento precoce. Inclusive, embora se pergunte muito qual melhor colágeno para flacidez, saiba que todos atuam para melhorar este problema.

Colágeno dá sensação de saciedade

Esse é um dos motivos pelos quais se usa cápsula de colágeno para emagrecer. Depois de tomá-la, você vai ficar com sensação de saciedade por mais tempo. Desse modo, não vai sentir fome tão cedo e vai conseguir aguentar o dia a dia.

Colágeno para as rugas

Como dissemos, as cápsulas de colágeno auxiliam a pele de diversas formas. Por isso, para combater as rugas elas são boas. Não importa se você já tem e quer diminuir esses inconvenientes na pele ou então se quer apenas prevenir com que aconteça. Do mesmo modo o colágeno hidrolisado é indicado.

Colágeno para os hormônios

Se você tomar colágeno em comprimido, vai se sentir melhor de forma geral. Ele também auxilia a deixar uma produção hormonal mais regularizada, sem picos ou quedas que fazem com que tenhamos alterações físicas e de humor.

Colágeno para os dentes

As cápsulas de colágeno são também capazes de fortalecer os dentes. Como os outros tecidos, ele também se beneficia da ação desta proteína.

Colágeno para desintoxicar e para a ressaca

Aqui o efeito é duplo, embora a ação seja uma só. As cápsulas de colágeno atuam no fígado, fazendo a desintoxicação dele.

Como sabemos, a ressaca afeta justamente este órgão. É por este motivo que esta proteína também é boa para evitar a ressaca no dia seguinte àquela festa em que você exagerou um bocado. Ele corta ou diminui muitos daqueles sintomas indesejados, fazendo com que a pessoa se sinta melhor.

Colágeno para a insulina

Ele faz com que a produção de insulina fique regularizada. Assim, nem a glicose e nem a insulina tem picos com constância. Esse é outro dos motivos pelos quais se você pensa que colágeno engorda, está muito enganado. Na verdade ele emagrece.

Colágeno para os músculos

Essa proteína de origem animal é importante para qualquer tecido. Entre eles, está o dos músculos. Neles, o colágeno atua com a regeneração, de modo parecido com o que faz com a pele e outras partes do corpo humano.

Colágeno para a cicatrização

Como já dissemos antes, ele auxilia também a cicatrizar. Se você já tem uma cirurgia marcada, comece a tomar antes dela, incrementando seu cardápio que também pode conter outros alimentos especiais.

Além disso, evite camarão, abacate, industrializados e carnes gordas, porque eles fazem o efeito contrário. Se comer uma coisa que faz bem ao mesmo tempo em que come uma que faz mal, os efeitos vão acabar se anulando, não concorda?

Colágeno contra inflamações intestinais

Ele atua igualmente como um anti-inflamatório. Por isso, diminui as chances de problemas deste tipo. Especialmente no intestino, onde cria uma espécie de barreira que não permite que os sintomas tão incômodos sejam sentidos.

Colágeno para evitar úlceras de pressão

Úlceras de pressão são aquelas lesões que podem aparecer na sua pele por ficar muito tempo na mesma posição. Acontece muito em doentes acamados que não têm como levantar nem se mexer muito, por exemplo.

Cápsulas de colágeno nessas condições podem ser uma boa opção, por diminuírem esses problemas. É claro que você não precisa depender apenas disso. Pode, e até deve, tomar essas cápsulas, só não deixe de mudar de posição de vez em quando. Quanto maior for a prevenção, mais chance se tem de evitar o problema.

Fortalece os ossos, os cabelos, as unhas e as articulações

Ou seja, possui um efeito satisfatório para tecidos em geral. Seja em qual região do corpo for e em qual idade ou sexo. Por isso, pode incluí-lo na sua alimentação.

Colágeno hidrolisado como tomar

Para quem já está convencido de que deve fazer uso desta proteína, falta agora mais um passo. Você precisa entender colágeno hidrolisado como tomar.

Devem ser ingeridos cerca de 10 gramas diários. Se você quiser, pode tomar junto com uma refeição – esse é o momento mais indicado. Ainda assim, caso nisso não seja possível, não tem problema. Ele pode ser tomado a qualquer hora do dia que o efeito continua sendo bastante eficaz.

Os benefícios do colágeno hidrolisado com vitamina C são ainda maiores. Isso faz com que os efeitos positivos que são sentidos no corpo sejam ainda maiores. Nesse caso, também não tem mistério em colágeno hidrolisado como tomar: deixe diluir a vitamina C e, ao mesmo tempo, faça a ingestão da proteína animal.

O combo colágeno com vitamina C também pode ser encontrado já feito em farmácias numa outra opção, se você preferir assim. Eles vêm juntos numa cápsula de gelatina hidrolisada, que é facilmente encontrada por todo o território do Brasil.

Colágeno hidrolisado em cápsulas

O colágeno hidrolisado em cápsulas é uma das melhores opções. Ele é facilmente absorvível pelo nosso organismo através dos intestinos.

Hoje em dia, o mercado está super bem abastecido e pode atender a qualquer gosto. Existe em diversas formas, com e sem sabor. Se você quiser, pode diluir até mesmo na água de coco, em chás, em vitaminas, em shakes, em sucos e inclusive em sopas.

Opções não faltam de como consumir a sua dose diária. Tudo o que você deve fazer é escolher aquela que mais combina com você. Se quiser, é claro, também pode variar de vez em quando.

Colágeno hidrolisado melhor marca

Se a sua dúvida for: “colágeno hidrolisado melhor marca?” ou “como comprar colágeno hidrolisado?”, fique calmo pois isto é de fácil resolução.

Vamos começar pelo básico. O seu preço varia conforme a marca e conforme    for o tipo de colágeno – em pó, em cápsulas, etc. Normalmente, 150 gramas do pó (lembre-se que já dissemos que você deve consumir 10 g ao dia) custa cerca de R$20,00. Já no caso das cápsulas, fica por volta dos 30 reais com 120 comprimidos.

Esta é a média, por suposto. Existem algumas que são mais caras, outras mais baratas. Se você quiser ter certeza de alguma e anda em dúvida sobre os benefícios, pode conversar com um profissional da área de nutrição, por exemplo.

Algumas das marcas que comprovadamente fazem efeito, são a Fáscia, o Moviment C, a Eximia Firmalize, a Matrice, a GNC Women’s Collagen (mais comum nos Estados Unidos) e a Dermage. É claro que existem outras e essas não são as únicas. No entanto, as marcas aqui citadas já foram testadas por alguns estudos, e é por isso que selecionamos elas como colágeno hidrolisado melhor marca.

Colágeno em pó para que serve

Até agora, acreditamos que já esteja bem explícito que esses nutrientes são excelentes para quaisquer tecidos, que ajudam a emagrecer e que previnem o envelhecimento precoce, correto?

Isso em relação somente à cápsula e ao produzido naturalmente no corpo? O colágeno em pó para que serve?

Essa dúvida é pertinente. Afinal, muitas vezes quando se altera a apresentação de algum produto, ele também se torna menos eficaz. Só que esse não é o caso do colágeno.

Se você ainda tem dúvidas sobre o colágeno em pó para que serve, fique tranquilo que tudo que você leu até aqui também faz parte dele. A única mudança mesmo é na apresentação e no preço. Cada um pode escolher e tomar do modo que considera mais adequado. É mais uma vantagem desse produto.

Em conclusão, se você tem dúvidas sobre a vontade de tomar ou não colágeno, esta pode ser sim uma boa ideia. Tanto de forma contínua quanto se você está prestes a realizar algum procedimento cirúrgico, como uma cirurgia plástica.

Muitos médicos já recomendam e os que ainda não fazem isso, certamente não vão se importar de você tomar. Por via das dúvidas, se ainda estiver indeciso, converse com o seu médico ou com um nutricionista.


Eles vão ajudá-lo a entender melhor os efeitos do colágeno. Assim você pode ficar mais tranquilo sobre como tomar e escolher com mais calma como fazer. Opções não faltam e os benefícios são enormes.

→Conheça os Benefícios das Cápsulas de Colágeno【SAIBA TUDO AQUI】
Avalie esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *