Alimentos Saudáveis Conheça Seus Benefícios

Tempo de leitura: 5 minutos

O conceito de alimentação saudável se renova de tempos em tempos. O que é saudável hoje, pode ser considerado vilão amanhã. Caminhamos resinificando a alimentação e nossa relação com ela, buscando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Todos temos noção – ainda que pequena –  do que faz bem e do que faz mal, mas é importante estar atualizado e estudar todas as possibilidades de colocarmos ainda mais qualidade de vida no nosso dia-a-dia.

A Pirâmide alimentar foi criada como o guia da boa alimentação, dividindo os alimentos em 8 grupos, nos trazendo um norteamento, um auxílio para que possamos nos alimentar de forma correta e saudável de modo que possamos evitar carências e doenças.

Os antigos afirmam com propriedade “A diferença entre o antídoto e o veneno está na dose”. Sabemos que a má qualidade dos alimentos é tão prejudicial quanto o exagero nas quantidades. Então vamos ao que interessa e vamos falar sobre alimentos adequados à nossa mesa.

Dicas para iniciar uma Alimentação Saudável

Hidratação

Quando falamos em hidratação, falamos de água. Somente água!

Nossas células são constituídas 88% de água, como a que bebemos.

Portanto, beba por dia pelo menos 2 litros de água. Não espere ter sede, se antecipe!

Cor

Coloque mais cor em seu prato. Escolha com carinho o que vai comprar e lembre-se que seu corpo é uma máquina. Frutas, verduras, legumes, tubérculos e semelhantes, todos podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardíacas, como por exemplo, o AVC – Acidente Vascular Cerebral – e ataques cardíacos e protegem também contra determinados tipos de cânceres.

Sal

Coloque menos sal em suas refeições. Substitua o uso do sal branco refinado, pelo uso do sal marinho. O sal marinho possui teor mais baixo em sódio e é bastante recomendado para pessoas com problemas cardíacos, obesos e para retenção de líquidos.

Açúcares

Todos conhecemos os riscos do consumo de açúcares refinados (de forma exagerada ou não). Lembre-se que uma alimentação inadequada está repleta de açúcares e isso vicia, infelizmente.

A boa notícia, é que existe hoje no mercado opções mais saudáveis de açúcares que devem ser incorporados em nossa rotina: O Mascavo, o Demerara, o açúcar de Coco e a Stevia.

O açúcar Mascavo tem o processo de fabricação diferente, onde vitaminas e minerais são mantidos. Quanto mais escuro for, melhor! Maior será sua concentração de nutrientes.

O Demerara é rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e potássio. Mantém seu valor nutricional praticamente intacto, uma vez que não carrega aditivos químicos, como açúcar branco refinado.

O Açúcar de Coco é produzido de maneira rústica e sem adição de químicos e a Stévia é um adoçante natural, não possui calorias e mantém o sabor dos alimentos.

Carboidratos

A ingestão de carboidratos pode ser reduzida, mas não abolida.

Atualmente, o veto do carboidrato virou uma das principais medidas radicais adotadas por quem quer eliminar peso de forma rápida, iniciar reeducação alimentar e reduzir as taxas de insulina, como por exemplo, os diabéticos.

Apesar destes benefícios, os carboidratos são importantes e não devem ser totalmente excluídos de nossa dieta, inclusive se você pratica atividade física regularmente.

Incorporar carboidratos complexos – os ricos em fibras – como os integrais no dia a dia, já reduz os efeitos dos carboidratos simples encontrados em cereais, massas, arroz e batatas, que entram mais depressa na corrente sanguínea.

Entre os complexos estão o arroz, macarrão e pães integrais, grão de bico, maçã, batata doce, sementes, vegetais e mandioca.

Proteínas

Coma diariamente proteínas como carnes, ovos, leites e peixes. A proteína animal é essencial ao nosso organismo para manter pele, ossos, músculos e órgãos saudáveis.

A vitamina B12, ferro, por exemplo, quase só se encontram na carne vermelha. Quem opta por uma dieta sem proteínas animais, precisa fazer uma suplementação para compensar todas as carências inerentes.

Refrigerantes

Os refrigerantes contém um elevado nível de açúcar e componentes que enfraquecem os órgãos e seu funcionamento.

Mesmo em suas versões diet, light e zero, a Indústria utiliza produtos nocivos, como por exemplo, a sacarina, o ciclamato de sódio, o aspartame, todos isentos de valor nutricional, ou seja, somente calorias vazias e danosas.

Os refrigerantes podem causar enxaquecas, depressão, ansiedade, perda de memória de curto prazo, esclerose múltipla, podendo causar causar fibromialgia, perda de audição, ganho de peso, fadiga, tumores cerebrais, epilepsia, síndrome de fadiga crônica, linfoma, doença de Alzheimer, artrite e Parkinson.

Substitua por água e sucos naturais ricos vitaminas, preparados a seu modo, com  qualidade que você escolheu e não somente abrir uma embalagem e beber um líquido engarrafado que lhe fará tão mal.

Invista em você hoje mesmo. Não precisa esperar a próxima segunda-feira para começar a fazer substituições inteligentes e de qualidade que farão um bem danado a você e a todos a sua volta.

Qualidade de vida inspira. Inspire os seus e bons resultados!

Fonte: Quero Saúde Sempre



Alimentos Saudáveis Conheça Seus Benefícios
1 (20%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *