Conheça a Água Com Gengibre e seus Benefícios

Tempo de leitura: 12 minutos

Se você busca formas naturais de melhorar a sua saúde, provavelmente já ouviu falar sobre água com gengibre e seus benefícios. Essa planta que muitas vezes utilizamos para trazer um gosto especial aos alimentos possui uma série de propriedades que podem nos fazer bem.

Originária da Ilha de Java, na Indonésia, foi levada para a Europa durante a época das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII. De lá, foi espalhada para diversos cantos do mundo, inclusive para o Brasil, a partir das colonizações portuguesa e holandesa. Hoje em dia, já é até mesmo produzida em nosso país, especialmente em regiões litorâneas de estados do Sul e do Sudeste, que apresentam as melhores condições de clima e solo.

Em todo o mundo se reconhece que o gengibre faz bem à saúde. Um dos seus usos é medicinal (para coluna, articulações, aparelho digestivo, dores abdominais, contra enjoos e náuseas, etc), uma vez que possui efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Já o seu outro uso mais relevante é na culinária. Ele tem um sabor único, picante, que pode ser adaptável tanto para pratos doces como para salgados. Além disso, pode ser usado em sucos, vitaminas, chás, etc. O melhor de tudo é que, segundo especialistas, ajuda a emagrecer.

Benefícios da Água com Gengibre

Outro elemento que faz bem à saúde e que devemos ingerir de forma contínua é a água. Então, se é bom beber água e se essa planta herbácea a que temos nos referido é tão boa para a saúde e serve para emagrecer, por que não misturá-las?

Como dissemos, o gengibre é extremamente adaptável a qualquer situação, por conta do seu sabor único. Serve tanto para pratos de comida (salgados e doces) quanto para bebidas. Sendo assim, seu uso com água é absolutamente apropriado e, inclusive, gostoso. Muita gente faz uso disso e se favorece com os benefícios da água com gengibre.

São várias as ações medicinais e nutricionais proporcionadas a partir dessa mistura. Selecionamos para o leitor a quais vantagens nos referimos quando falamos em água com gengibre e seus benefícios:

  • Fortalece o sistema imunológico na defesa contra ameaças externas
  • Ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue, sendo útil contra a diabetes
  • Hidrata o corpo
  • Bom para o coração
  • Bom para o sistema digestivo
  • Evita o envelhecimento precoce (antioxidante)
  • Auxilia no combate a infecções por vírus e bactérias
  • Tem propriedades antifúngicas
  • Tem efeito anti-inflamatório
  • Atua no corpo acelerando o metabolismo, o que serve como grande auxílio na perda de peso

Se você está em dúvida de como preparar, é fácil. Para fazer melhor efeito, adicione 4 ou 5 rodelas de gengibre na água. Você pode bater no liquidificador ou então ralar o gengibre antes de misturar. Deixe descansar por algumas horas e depois beba. Os benefícios da água com gengibre estarão logo ali no seu copo.

Água com Gengibre Ajuda a Emagrecer

A resposta para isso é sim. Água com gengibre ajuda a emagrecer. Principalmente se você souber somar o uso dessa bebida com outros comportamentos positivos, você vai sentir que emagrece mesmo.

Embora a bebida seja um grande estimulante ao emagrecimento, não largue tudo para ficar só nela. Você pode potencializar os efeitos dessa mistura com uma série de práticas saudáveis:

  • Faça exercícios físicos: para uma boa dieta, queimar calorias é sempre indicado. A combinação de uma boa sessão de exercícios com a bebida à base de gengibre vai fazer você emagrecer e ficar ainda mais saudável.
  • Se possível, vá a um nutricionista: este profissional vai ajudar você a dizer quais outros alimentos podem lhe fazer bem.
  • Tenha uma alimentação regrada: já vimos que a água com gengibre ajuda a emagrecer, mas não é por isso que você está liberado para comer fast food e doces toda hora.

Água com Gengibre Emagrece Mito ou Verdade

Com base no que temos dito, o que você acha? Muito se fala se água com gengibre emagrece mito ou verdade. Até agora você já obteve algumas dicas valiosas para poder responder a essa questão.

A resposta dela, como temos visto, é que ela é muito mais do que uma aguinha aromatizada, como muita gente acredita. Principalmente se você mastigar o gengibre cru que fica junto com a água, vai dar um efeito emagrecedor ainda maior.

Isso acontece porque essa planta, além de ser rica em fibras, ainda tem a capacidade de acelerar o nosso sistema metabólico. Em maiores detalhes, as principais vantagens para a dieta são as seguintes:

  • Baixa caloria: por ser uma bebida de baixa caloria, não vai prejudicar nenhuma dieta
  • Aumenta o metabolismo: a chamada ação termogênica do gengibre auxilia a acelerar o seu metabolismo em até 20%. Isso, por consequência, ajuda a queimar calorias e a eliminar as gorduras mais rápido.
  • Fonte de fibras: essa planta também é uma fonte de fibras. Fibras são importantes na dieta porque elas permanecem mais tempo no nosso estômago, o que gera uma sensação de saciedade que se mantém. Assim, ficamos com menos fome. Além disso, elas auxiliam na eliminação da gordura e do açúcar pelo nosso corpo. Nesse sentido, ajuda contra o colesterol ruim e contra a diabetes.

Água com Gengibre Emagrece Quantos Quilos em Média

Essa é uma das perguntas que mais costumamos receber: água com gengibre emagrece quantos quilos em média?

Essa resposta, no entanto, não é fácil. Isso porque cada corpo é um corpo diferente e as respostas que acontecem são muito individualizadas. Ou seja, não podemos garantir que você vai perder tantos quilos em tanto tempo.

Ainda assim, são bastante comuns relatos na internet de pessoas que conseguem perder até 3 quilos por semana. Está ótimo, não?

Principalmente se você conseguir seguir as práticas que listamos anteriormente, de exercícios físicos, reeducação alimentar e cuidado da mente, isso pode se tornar ainda mais uma realidade. Como dissemos, não espere que a água com gengibre e seus benefícios resolvam todos os problemas. Faça outras práticas saudáveis que você vai potencializar ainda mais esses ganhos!

Água com Gengibre faz mal?

Até agora você já entendeu o que é a água com gengibre e seus benefícios, certo? Bom, mas será que de algum modo, pode ser possível alegações de que água com gengibre faz mal?

Não existem indícios definitivos de que faça mal. Se você usar corretamente, conforme temos explicado, praticamente só vai sentir quais são os benefícios dessa planta. É claro que nunca é bom exagerar. Beba, mas não precisa tomar 5 litros diários. Com tudo devemos ter cautela.

O único cuidado é se você for gestante ou se tiver hipertireoidismo. Nesses casos, é preferível conversar com um médico antes.

Fora isso, o único “mal” que pode fazer é você não gostar do sabor do gengibre! Ainda mais se considerarmos que para que essa mistura faça o melhor efeito, é necessário que sejam mastigados os pedacinhos de gengibre que ficam na água.

Só que se esse for o caso, nem tudo está perdido. Hoje, no mercado, existe a chamada cápsula gengibre. Ela contém todos os efeitos positivos que você irá encontrar misturando a planta com a água. Por conseguinte, se você não gosta de jeito nenhum de sentir o sabor, a cápsula é uma opção. Se água com gengibre faz mal para o seu paladar, use a cápsula. Você não irá se arrepender.

Água com Gengibre com algumas misturas

Vamos retomar: água faz bem, gengibre faz bem e os dois juntos fazem melhor ainda. Então será que água com gengibre com algumas misturas pode seguir essa fórmula? Será que se adicionarmos outros elementos gastronômicos vai dar certo?

A resposta é positiva! Com água com gengibre com algumas misturas o sabor pode ficar ainda mais do seu gosto e trazer mais efeitos benéficos ainda para a sua saúde e para a sua dieta. Já pegue um papel e um lápis, pois iremos dar algumas dicas de receitas.

Água de Gengibre com limão

Que tal dar à mistura de água com gengibre um toque de limão? Gengibre e limão para emagrecer é uma tendência no mundo! Veja essas receitas:

  • Suco de gengibre com limão: vamos começar com uma bem fácil. Faça um suco de limão normalmente. Quando estiver pronto, rale o equivalente a uma colher de chá do gengibre e adicione. Se quiser dar um toque mais detox, coloque couve ou outros ingredientes verdes.
  • Chá de gengibre com limão: ferva água equivalente a uma xícara de chá. Logo que começar a ferver, desligue o fogo e adicione uma rodela do gengibre. Deixe pelo menos 5 minutos para pegar bem o gostinho e as substâncias. Após isso, pegue um limão inteiro ou meio e esprema ele na água. O chá que leva gengibre e limão emagrece e é gostoso.
  • Na salada: não só para beber como suco ou chá, mas também para temperar sua salada. Já falamos que o gengibre tem um gosto que combina com todo tipo de comida, certo? Pois o limão acrescenta ainda mais a isso. Junte esses ingredientes à sua salada e você vai ver como fica bom.

Água com Gengibre e hortelã

Outra possibilidade é adicionar hortelã. A hortelã auxilia a digerir os alimentos, o que combinado ao gengibre dá uma força grande para o seu aparelho digestivo funcionar bem. Somado a isso, também é antioxidante, previne o envelhecimento precoce e dá um turbo na sua dieta.

  • Como fazer: separe uma colher de chá de dente de leão, uma rodela de gengibre, 250 ml de água, um punhado de hortelã e uma semente de cardamomo. Ferva toda a água junto com o gengibre, o cardamomo e a hortelã. Assim que iniciar a ferver, desligue. Adicione, então, o dente de leão e deixe descansar por pelo menos cinco minutos.

Água com Gengibre e Canela

Assim como os outros ingredientes que temos indicado, a canela também possui efeito antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, ela auxilia no controle da diabetes e do colesterol ruim.

Isso lembra algo? Sim! Descrição muito parecida com o gengibre. Ou seja, água com gengibre e canela potencializa ainda mais os efeitos. Outro fator positivo é o sabor adocicado da canela, que agrada o paladar de muitos de nós.

  • Como fazer: coloque duas colheres de sopa de gengibre ralado no liquidificador junto com um litro de água (ou menos, se preferir mais concentrado). Feito isso, coloque 3 canelas em pau e a mistura de água com gengibre num recipiente. Deixe lá por algumas horas e depois beba. Sabendo que gengibre em jejum emagrece, você pode deixar essa mistura descansando à noite e bebê-la de dia.

Água com Gengibre em pó

Normalmente utilizamos a raiz do gengibre nas receitas. Se você tem alguma restrição a isso, se não gosta de ter de mastigar as partezinhas que não se misturam completamente com a água, existe uma outra opção.

Você encontra para vender a raiz em pó. Em vez de colocar as 4 ou 5 rodelas que são recomendadas, você pode simplesmente optar por duas colheres de sopa do pó que já será o equivalente. Feito isso, sua água com gengibre em pó estará pronta e fará o mesmo efeito.

A nossa única advertência é que você cuide na hora de comprar. Certifique-se de que o pó foi feito na hora ou recentemente e de que ele não contém conservantes.

Água com Gengibre contra indicações

O que pudemos notar até aqui é que a água com gengibre e seus benefícios são imensos. Eles ajudam de diversas formas nossa saúde, tem bom paladar e ainda auxiliam na hora de fazer dieta.

Ainda assim, se você tiver preocupado com água com gengibre contra indicações, vamos alertá-lo para apenas duas situações.

  • Gravidez: se você for gestante, sempre informe ao seu médico o que você come ou não. No caso do gengibre, é o mesmo.
  • Hipertireoidismo: as pessoas com essa doença já possuem um metabolismo muito acelerado. Por isso, é bom pensar duas vezes antes de comer esta raiz ou fazer uma das receitas que citamos. Isso porque o gengibre e outros ingredientes, como a canela, também aumentam o metabolismo. Com isso, quem sofre com hipertireoidismo poderia ter seu problema acentuado. Também é melhor conversar com um médico.

O que fica disso, então, é que se você busca melhorar sua saúde e emagrecer, esse artigo é perfeito para você. A água termogênica com gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, tem baixa caloria e é fonte de fibras. Perfeito para quem busca um bom alimento para potencializar a dieta.

Conheça a Água Com Gengibre e seus Benefícios
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *